III Encontro EA Pardo

Em sua terceira edição, o Encontro de Educação Ambiental organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, propõe-se a aprofundar nas discussões a respeito das causas e dos sintomas da crise hídrica que afeta o Brasil Central, desde o ano de 2013. A mudança no regime de chuvas e o prolongamento da estação da seca em nossa região têm nos colocado frente a situações inusitadas, tais como: ameaça ao abastecimento público, queda de produtividade agrícola, desaparecimento de nascentes e diminuição do volume de água de rios e lagos.

Qual nossa capacidade de rever a forma de utilizar e de gerenciar os recursos hídricos?

As iniciativas de caráter educativo que ocorrem na região, por meio de ações pontuais ou projetos e programas de educação ambiental, terão espaço de comunicação e compartilhamento. Se somadas e potencializadas poderão influenciar políticas públicas relacionadas às questões ambientais. Energia, Água, Mudanças Climáticas, Restauração Ecológica, Resíduos Sólidos e outros assuntos tão urgentes e carentes de atuação sensível e racional.

Oficinas oferecidas para enriquecer a formação e atuação de educadores e gestores. Espaços de debates e apresentação de trabalhos, entre outras atividades, compõem a programação do encontro que acontecerá em Sertãozinho, nos dias 22 e 23 de outubro.

Como título do evento, invertemos a perspectiva da crise hídrica para trazer encantamento e  força para ação, com a frase do escritor Guimarães Rosa, “Perto de muita água, tudo é feliz”. Convidamos todos os interessados a inscreverem-se no evento, bem como autores de trabalhos de Educação Ambiental.

O elo é o Rio Pardo! Pelo próprio desenho do caminho que ele faz na paisagem mineira e paulista desta porção do território brasileiro. Que sentimento nutrimos pelo maior curso d'água de nossa região?

Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental
Comitê de Bacia do Rio Pardo



Rio Pardo