AMBIARTE - O que é


5º AMBIARTE

ESCASSEZ: CUIDANDO DAS ÁGUAS



Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU – Organização das Nações Unidas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

A Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental (CT-AEA) do CBH-Pardo definiu para 2015 o tema Escassez: Cuidado das Águas. A escolha se deu pelos eventos críticos de seca que o estado de São Paulo vem sofrendo. A Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (CRHI) também sugeriu as temáticas de gestão de demanda, práticas sustentáveis de uso da água (uso racional, controle de perdas e reuso), pois a escassez é uma oportunidade de aprendizado para mitigar eventos semelhantes no futuro.

Não só o Brasil está sofrendo com a crise, o problema da escassez de água é mundial e é agravado em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.

Em algumas regiões a situação de falta d'água já atinge índices críticos de disponibilidade, como nos países do continente africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de dezenove metros cúbicos/dia, ou de dez a quinze litros/pessoa. Já em Nova York, há um consumo exagerado de água doce tratada e potável, onde um cidadão chega a gastar dois mil litros/dia.

Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.

Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso à água tratada. Um bilhão e 800 milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico. Diante desses dados, temos a triste constatação de que dez milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças intestinais transmitidas pela água.

Vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior. A cada ano, mais 80 milhões de pessoas clamam por seu direito aos recursos hídricos da Terra. Infelizmente, quase todos os 3 bilhões (ou mais) de habitantes que devem ser adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água.

Se os governos dos países carentes de água não adotarem medidas urgentes para estabilizar a população e elevar a produtividade hídrica, a escassez em pouco tempo se transformará em falta de alimentos.
Com esta realidade cada vez mais crescente, cada nação vem se preparando ao longo do tempo para a valorização e valoração de seus recursos naturais. 

Neste sentido sugerimos que se apropriem do material disponibilizado abaixo adequando-o à realidade local e, juntamente com outros presentes na escola, elaborem ações articuladas que envolvam as diferentes disciplinas. Ressaltamos a importância de um trabalho contínuo e atrelado ao Currículo, o que permite uma abordagem efetiva da temática ambiental no contexto escolar. Salientamos que, ao discutir o tema, é pertinente ampliar a abordagem para além dos aspectos naturais contemplando os que incidem diretamente na relação ser humano-natureza, que são os sociais, políticos, econômicos, culturais, históricos e outros.

Destacamos que se faz necessário que o debate ambiental ultrapasse o objetivo de mudança de comportamento centrada no indivíduo isolado da sociedade e caminhe para uma discussão ampla pautada no conhecimento científico na busca pela compreensão e amadurecimento frente às questões ambientais.

Confira aqui o material de apoio.

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