5º AMBIARTE
ESCASSEZ: CUIDANDO DAS ÁGUAS
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU – Organização das
Nações Unidas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e
Desenvolvimento, a Eco-92. Desde então as celebrações ao redor do mundo
acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o
intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
A Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental (CT-AEA) do CBH-Pardo
definiu para 2015 o tema Escassez:
Cuidado das Águas. A escolha se deu pelos eventos críticos de seca que o
estado de São Paulo vem sofrendo. A Coordenadoria de Recursos Hídricos do
Estado de São Paulo (CRHI) também sugeriu as temáticas de gestão de demanda,
práticas sustentáveis de uso da água (uso racional, controle de perdas e
reuso), pois a escassez é uma oportunidade de aprendizado para mitigar eventos
semelhantes no futuro.
Não só o Brasil está sofrendo com a crise, o problema da escassez de
água é mundial e é agravado em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e
usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela
ONU fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.
Em algumas regiões a situação de falta
d'água já atinge índices críticos de disponibilidade, como nos países do continente
africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de dezenove metros
cúbicos/dia, ou de dez a quinze litros/pessoa. Já em Nova York, há um consumo
exagerado de água doce tratada e potável, onde um cidadão chega a gastar dois
mil litros/dia.
Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas
para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água
potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a
indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.
Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da
população mundial) não têm acesso à água tratada. Um bilhão e 800 milhões de
pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de
saneamento básico. Diante desses dados, temos a triste constatação de que dez
milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças intestinais
transmitidas pela água.
Vivemos num mundo em que a água se torna
um desafio cada vez maior. A cada ano, mais 80 milhões de pessoas clamam por
seu direito aos recursos hídricos da Terra. Infelizmente, quase todos os 3
bilhões (ou mais) de habitantes que devem ser adicionados à população mundial
no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água.
Se os governos dos países carentes de água
não adotarem medidas urgentes para estabilizar a população e elevar a
produtividade hídrica, a escassez em pouco tempo se transformará em falta de
alimentos.
Com esta realidade cada vez mais
crescente, cada nação vem se preparando ao longo do tempo para a valorização e
valoração de seus recursos naturais.
Neste sentido sugerimos que se apropriem
do material disponibilizado abaixo adequando-o à realidade local e, juntamente
com outros presentes na escola, elaborem ações articuladas que envolvam as
diferentes disciplinas. Ressaltamos a importância de um trabalho contínuo e
atrelado ao Currículo, o que permite uma abordagem efetiva da temática
ambiental no contexto escolar. Salientamos que, ao discutir o tema, é
pertinente ampliar a abordagem para além dos aspectos naturais contemplando os
que incidem diretamente na relação ser humano-natureza, que são os sociais,
políticos, econômicos, culturais, históricos e outros.
Destacamos que se faz necessário que o
debate ambiental ultrapasse o objetivo de mudança de comportamento centrada no
indivíduo isolado da sociedade e caminhe para uma discussão ampla pautada no
conhecimento científico na busca pela compreensão e amadurecimento frente às
questões ambientais.
Confira aqui o material de apoio.
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5º AMBIARTE
ESCASSEZ: CUIDANDO DAS ÁGUAS
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU – Organização das
Nações Unidas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e
Desenvolvimento, a Eco-92. Desde então as celebrações ao redor do mundo
acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o
intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
A Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental (CT-AEA) do CBH-Pardo
definiu para 2015 o tema Escassez:
Cuidado das Águas. A escolha se deu pelos eventos críticos de seca que o
estado de São Paulo vem sofrendo. A Coordenadoria de Recursos Hídricos do
Estado de São Paulo (CRHI) também sugeriu as temáticas de gestão de demanda,
práticas sustentáveis de uso da água (uso racional, controle de perdas e
reuso), pois a escassez é uma oportunidade de aprendizado para mitigar eventos
semelhantes no futuro.
Não só o Brasil está sofrendo com a crise, o problema da escassez de
água é mundial e é agravado em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e
usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela
ONU fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.
Em algumas regiões a situação de falta
d'água já atinge índices críticos de disponibilidade, como nos países do continente
africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de dezenove metros
cúbicos/dia, ou de dez a quinze litros/pessoa. Já em Nova York, há um consumo
exagerado de água doce tratada e potável, onde um cidadão chega a gastar dois
mil litros/dia.
Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas
para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água
potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a
indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.
Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da
população mundial) não têm acesso à água tratada. Um bilhão e 800 milhões de
pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de
saneamento básico. Diante desses dados, temos a triste constatação de que dez
milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças intestinais
transmitidas pela água.
Vivemos num mundo em que a água se torna
um desafio cada vez maior. A cada ano, mais 80 milhões de pessoas clamam por
seu direito aos recursos hídricos da Terra. Infelizmente, quase todos os 3
bilhões (ou mais) de habitantes que devem ser adicionados à população mundial
no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água.
Se os governos dos países carentes de água
não adotarem medidas urgentes para estabilizar a população e elevar a
produtividade hídrica, a escassez em pouco tempo se transformará em falta de
alimentos.
Com esta realidade cada vez mais
crescente, cada nação vem se preparando ao longo do tempo para a valorização e
valoração de seus recursos naturais.
Neste sentido sugerimos que se apropriem
do material disponibilizado abaixo adequando-o à realidade local e, juntamente
com outros presentes na escola, elaborem ações articuladas que envolvam as
diferentes disciplinas. Ressaltamos a importância de um trabalho contínuo e
atrelado ao Currículo, o que permite uma abordagem efetiva da temática
ambiental no contexto escolar. Salientamos que, ao discutir o tema, é
pertinente ampliar a abordagem para além dos aspectos naturais contemplando os
que incidem diretamente na relação ser humano-natureza, que são os sociais,
políticos, econômicos, culturais, históricos e outros.
Destacamos que se faz necessário que o
debate ambiental ultrapasse o objetivo de mudança de comportamento centrada no
indivíduo isolado da sociedade e caminhe para uma discussão ampla pautada no
conhecimento científico na busca pela compreensão e amadurecimento frente às
questões ambientais.
Confira aqui o material de apoio.
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Confira aqui o material de apoio.
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